domingo, 20 de março de 2011

O Problema Mente-Corpo na Psicologia Cognitiva Moderna

AUTORES:
Leonardo Lana de Carvalho
Ederaldo José Lopes (orientador)

ÁREA:
História da Psicologia (Cognitiva)

RESUMO:
Na epistemologia das ciências cognitivas, como em todo campo do saber, ciência e área de aplicação, seus conceitos e interrelações conceituais não são objeto de uma transmissão fácil e límpida, muitas vezes possuem também contradições. Uma linguagem unificada de modelagem, a UML, possui regras padronizadas de elaboração conceitual. Uma introdução opinativa dos fundamentos epistemológicos sobre o problema mente-corpo é apresentada com o auxílio de diagramas de classe UML. São propostas representações esquemáticas diferenciando o dualismo substancial, o dualismo de propriedades, as teorias da identidade mente-corpo, o eliminativismo materialista e com maior atenção o emergentismo materialista.

PALAVRAS-CHAVE
Ciências Cognitivas, Epistemologia, Modelagem UML, Problema Mente-Corpo

ABSTRACT
The epistemology of cognitive sciences, as in any field of knowledge, science and application areas, has concepts and conceptual interrelationships that are not subject of easy and clear transmission, often also have contradictions. UML is a unified modeling language with standardized rules for conceptual elaboration. We propose an opinionated introduction of epistemological bases of mind-body problem using as support UML class diagrams. Schematic representations are proposed to differentiate positions like the substantial dualism, the dualism of properties, theories of mind-body identity, the eliminative materialism, and with more interest, the emergent materialism.

KEYWORDS
Cognitive Science, Epistemology, UML modeling, Mind-Body Problem

Parte 1


Parte 2


Parte 3


FINANCIAMENTO:
FAPEMIG: Processos SHA APQ-0152-5.06/07 e SHA PPM 349/09; bolsa de pós-doutorado (Proc. SHA 301/09)

QUEM SÃO OS AUTORES?

. Leonardo Lana de Carvalho é pós-doutorando no Lab. de Psic. Experimental, IPUFU/FAPEMIG (Proc. SHA 301/09). Possui doutorado em Psicologia pela Universidade de Lyon II com co-orientação em computação pela Univ. de Lyon I (2008), mestrado em Psicologia Cognitiva e Modelagem pela Univ. de Lyon II com estágio no Lab. de Computação - LIRIS Lyon I (2004), graduação em Psicologia pela UFU (2003). Lecionou no Instituto de Psicologia de Lyon II (2004-2008). Fez pós-doutorado na Universidade de Paris IV Sorbonne sob contrato do CNRS (2009). Sua pesquisa está voltada para o problema mente-corpo e técnicas de modelagem estatística, matemática e computacional.

. Ederaldo José Lopes é Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), orienta no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia com ênfase em Psicologia Cognitiva Experimental. Desenvolve trabalhos na área de fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia cognitiva e na área de medidas em psicologia. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2008-2009), possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em filosofia da mente e ciências cognitivas pela Universidade Federal de São Carlos (2003). É o coordenador do projeto “O problema mente-corpo e a naturalização da psicologia (cognitiva): Implicações epistemológicas” com recursos da FAPEMIG: Processos SHA 301/09 e PPMIII 349/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário